O implante dentário é um tratamento odontológico realizado em pessoas que perderam um ou mais dentes. O procedimento consiste em colocar um pino de titânio (que parece um pequeno parafuso) no osso maxilar para fixar um dente artificial na boca do paciente. A cirurgia é simples e tem o papel de devolver um sorriso bonito e uma mordida adequada para o paciente.
A cirurgia para implantar um novo dente no paciente é simples. Porém, alguns critérios devem ser avaliados antes de iniciar o procedimento.
Gengivas saudáveis
Como já citamos anteriormente, o profissional de saúde faz a inserção de um pino de titânio para fixar o novo dente na boca do paciente. Por esse motivo, é fundamental que a gengiva esteja saudável para receber esse pequeno “parafuso”.
O paciente que tem gengivite ou histórico familiar dessa doença precisa informar o dentista antes de iniciar o tratamento. Só o profissional poderá avaliar se a boca tem condições de receber o procedimento; afinal, o pino ficará preso no osso rodeado pela gengiva, e inflamações podem causar desconforto.
Disponibilidade óssea
Alguns pacientes apresentam problemas na estrutura óssea da mandíbula, o que prejudica um pouco a colocação do pino. Nesses casos, o dentista precisa indicar alguns exames para avaliar a situação e verificar se é possível fazer um enxerto.
Bom estado de saúde
Outro fator a ser considerado na hora de fazer o implante dentário é a saúde do indivíduo como um todo. Doenças imunossupressoras, diabetes, osteoporose, assim como o tabagismo, são considerados fatores de risco, que aumentam as chances de infecções durante a cirurgia.
Mulheres grávidas também não devem realizar o procedimento para preservar a saúde do bebê. A cirurgia ainda é contraindicada para crianças, pois elas estão em fase de formação da mandíbula.
Já comentamos anteriormente que o implante substitui um dente natural por um artificial. Todavia, é importante conhecer os diferentes tipos de prótese antes de optar por um modelo.
Prótese de Porcelana
A prótese de porcelana é a que mais se assemelha a um dente natural. Geralmente, é utilizada quando é feita a colocação individual do dente ou a implantação de várias peças não sequenciais. O mais indicado é o paciente um consulta para avaliação das possibilidades.